Dicas de como limpar estofados sem dramas




No dia a dia, ficamos mais preocupados em limpar pisos, revestimentos e janelas e acabamos deixando de lado a limpeza dos estofados. Mas é importante que eles entrem no rol da faxina. Estes móveis normalmente são confeccionados com tecido, couro ou vinil e demandam a manutenção para que não percam a cor e tenham a durabilidade mantida.

Caso o estofado seja de tecido, a melhor proteção é a aplicação de uma película impermeabilizante (Teflon ou Scotchgard). Ela impede o acúmulo de resíduos de poeira, de alimentos ou de líquidos no tecido. Com ela, é possível limpar gotas do estofado com apenas um pano úmido. Para reavivar o brilho do tecido e prolongar a vida útil da película, recomenda-se passar um ferro quente (temperatura para algodão). Esta dica não vale para tecidos que não tem a película protetora.


Dicas de como limpá-los

Sofás em couro

O couro de estofados deve ser limpo com sabão puro, nunca use detergente. No caso de perder o brilho, é indicado a aplicação de um condicionador para restaurar a umidade. Especialistas recomendam o uso de espuma de uma solução feita de água morna com sabão líquido para lava-louças. Após esfregar levemente a espuma, limpar com uma escova de cerdas macias e, em seguida, enxaguar com uma esponja úmida.

Sofás em vinil

O mesmo método usado para os sofás de couro pode ser aplicado na limpeza dos estofados de vinil. Outra maneira é usar bicarbonato de sódio em um pedaço de pano, acompanhado por uma limpeza leve com sabão líquido para lava-louças. Nunca use óleo; ele endurece o estofado.

Sofás em tecido

Geralmente, o tecido usado para revestir os estofados podem ser lavados em casa mas é bom checar, alguns tecidos pedem "lavagem a seco". Para retirar uma mancha destes tecidos é recomendado o uso de solvente ou uma mistura de 1/4 de copo de sabão líquido para lava-louças com 1 copo de água morna. Se preferir usar esta solução caseira, deve-se aplicar a espuma sobre o sofá com uma escova de cerdas macias. Para enxaguar esfregue um pano úmido.





Fontes: Howstuffworks e Faz Fácil

Bjks, meninas!
Aline

Comentários

  1. É sempre bom cuidar da limpeza dos estofados, até porque eles viram depósito de ácaros, que podem causar alergias e problemas respiratórios.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí? O que achou?