Aprenda a limpar monitores LCD e de plasma sem estragá-los

A fragilidade de monitores LCD e de plasma é responsável por muita preocupação na hora de limpá-los. Quais produtos deve-se usar? Quais não se deve, de jeito algum? Com essas dicas do Baixaki, você acaba com suas dúvidas e também com as manchas do seu monitor, confira!
Monitores CRT (aqueles de tubo) têm tela de vidro, logo, qualquer produto de limpeza de vidros pode ser utilizado nesse tipo de monitor. Já LCD não têm esse vidro, e, portanto, são muito mais sensíveis. O plasma, apesar de ter um substrato de vidro, também é bastante sensível. Logo, a limpeza deles requer cuidados especiais.

O que é proibido?

Não use químicos como detergente, desinfetantes e qualquer outro produto que tenha acetona, amônia, álcool etílico, tolueno ou cloro metano como um de seus componentes. As reações causadas pelo uso dessas substâncias acarretam sérios danos ao monitor, como o desbotamento das cores ou a “morte” de pixels (leia aqui um artigo especial sobre pixels mortos).
Toalhas de papel, papel higiênicos, lenços de papel e camisetas também devem ser evitados, pois materiais desse tipo podem riscar a tela. Muitas vezes recorremos a esse tipo de utensílio, pois estão quase sempre à mão, mas eles podem causar danos permanentes ao seu monitor.

Produtos seguros

O maior aliado da limpeza, neste caso, é a maciez. Algodão, panos de microfibras muito macios e pincéis são ideais, visto que não danificam a superfície. Combinados, eles constituem um kit capaz de combater qualquer tipo de sujeira.

As bordas

As bordas de monitores LCD e plasma geralmente são feitas de um material resistente, portanto, é possível esfregá-los com certa força, mas sempre com atenção para não atingir a tela.

Limpeza básica

Para começar, é recomendável desligar o seu monitor. Assim, você pode observar a condição da tela e identificar os focos de sujeira. Se você perceber que há alguma sujeira mais sólida, remova-a antes de esfregar para evitar riscos. Use um pincel macio (cerdas duras podem danificar a tela) ou então ar comprimido para isso.
Se o monitor não apresenta manchas de dedos e gorduras, e você quer apenas se livrar da poeira que normalmente se acumula, um simples pano seco e macio deve dar conta do recado. A principal dica aqui é nunca fazer pressão sobre uma tela de LCD. Apenas passe o pano macio com movimentos leves e a poeira deve sair sem esforço.
Pingos e respingos de líquidos diretamente na tela do monitor ocorrem com certa frequência. Limpe-os imediatamente, de preferência com um pano ou algodão seco, pois, caso sequem, poderão deformar a tela.

Limpeza mais pesada

Marcas de dedo são comuns em monitores, praticamente inevitáveis. Se o pano seco não for suficiente, a melhor dica é utilizar produtos específicos para limpezas de telas desse tipo. Eles são facilmente encontrados em lojas de informática. Diversas fabricantes consagradas têm produtos específicos para limpeza de monitores. Há também soluções para limpeza de eletrônicos, também recomendadas, pois evaporam rapidamente e não grudam na tela. Nesse caso, procure por produtos que tenham componente antiestático, assim a poeira não gruda com tanta facilidade.
Apenas lembre-se sempre de nunca espirrar a solução de limpeza diretamente na tela, pois ele pode escorrer para os componentes internos do monitor. Use o spray no pano para, então, passá-lo na tela. Não é necessário exagerar na quantidade do produto.
Se não tiver um produto específico, a água pode ser uma solução. Utilize um pano levemente umedecido, passando-o com delicadeza. Levemente mesmo, poucas gotas de água bastam. Novamente, lembre-se de não molhar a tela diretamente, e sim molhar o pano.
Um chumaço de algodão umedecido também ajuda. Apenas atente para remover eventuais fiapos restantes com pano macio seco.
Sempre que utilizar produtos líquidos para limpar uma tela, lembre-se de remover o excesso com um pano macio seco. Também não se esqueça de ligar o monitor somente quando ele estiver completamente seco.

Não vire as telas de plasma!

Caso o faça (entenda “virar” como um giro de 90° na horizontal, “deitando” o monitor), deverá esperar pelo menos seis horas para levantá-lo (devido à natureza do produto). Também evite deixar uma mesma imagem congelada na tela por muito tempo, pois a exposição das células de gases (responsáveis por gerar a imagem) à mesma corrente elétrica durante períodos elevados pode marcar a tela (algo que não acontece em monitores e TVs com a tecnologia LCD).

Outras dicas

  • Mantenha o seu notebook fechado para que a tela não acumule sujeira;
  • Se você sofre frequentemente com sujeiras, uma dica é pesquisar por capas ou películas protetoras.

Fonte: TecMundo

Bjks,
Aline

Comentários

  1. Informações super úteis... obrigada!
    Outro dia eu estava pensando nisso, pois a minha TV ficou com uns respingos de qdo idiotamente fui secar minhas madeixas próxima a ela... humpf! rs

    Amiga, qdo puder, dê uma olhadinha no post de hj:
    http://cdecici.blogspot.com/2012/02/meme-intimo-e-selinho.html

    Bjns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das informações, agradeço.
    Eu tenho uma tela de plasma no meu quarto e gostei da dica no final do artigo, bem útil.
    Útil também o artigo pois acabei de comprar um monitor lcd neste site http://www.lojasmm.com/ch/cat/266/0/MaisVendidos/Decrescente/20/1/0/0/.aspxVou utilizar as dicas citadas.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí? O que achou?