Read in your language

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sal não é só para cozinhar


Ele também serve para ajudar na limpeza de casa. Confira 10 truques que facilitam a vida doméstica


Você sabia que é possível fazer quase toda a faxina com um punhado de sal? Além de ajudar a tirar as manchas e o mofo de pisos e azulejos, ele elimina o cheiro ruim que pode ficar em algumas partes da casa. Aprenda com AnaMaria a preparar receitas caseiras de limpeza à base de sal. Os produtos que você fizer com esse ingrediente poderão substituir os que você compra no supermercado.

10 truques de limpeza

Arear a pia
Uma pasta de aguarrás e sal tira o amarelado do esmalte de pias e vasos sanitários. Aplique-a, deixe descansar por 15 minutos e retire com uma esponja úmida.

Conservar os móveis da sala
Para acabar com manchas amarelas nos móveis de vime, esfregue-os com uma escova dura umedecida em água salgada. Deixar secar ao sol. O sal também tira manchas feitas por água
ou prato quente em móveis de madeira. É só passar em cima do local um pano macio com uma pasta fina de óleo de cozinha e sal.

Manter o piso brilhante
Passe um esfregão no piso frio com ½ xícara (chá) de sal dissolvido em 1 balde de água morna. Depois, enxágüe bem.

Tirar aquele mofo do azulejo Lave os azulejos com 1 litro de água morna misturado com ¼ de xícara (chá) de sal, ½ de amônia e
½ de vinagre branco. Nas manchas mais difíceis, faça uma pasta de água com sal ou bicarbonato de sódio.

Purificar o filtro de água Esfregue sal na vela para deixá-a bem limpa, sem aqueles pontos de limo.

Arear as panelas
Coloque um pouco de sal na esponja e esfregue o alumínio. Para limpar marcas de queimado, salpique sal, umedeça com água morna e lave só depois de algumas horas.

Renovar a cor do tapete
Manchas de gordura são eliminadas com uma mistura de 1 parte de sal para 4 partes de álcool. Esfregue bastante e enxágüe com muita água. Para tirar o cheiro ruim, espalhe sal ou bicarbonato. Aspire em seguida.

Manter as flores artificiais
Coloque os arranjos em um saco plástico, despeje um pouco de sal e sacuda com força. Depois de lavadas, as cores do plástico ficarão bem mais vivas.

aqui

Bjks,
Aline

3 comentários:

  1. Vo passa isso pra minha mulher! Ultimamente ela anda meio relapsa no serviço. Quem sabe com essa dica ela ganhe alguma motivaçao a mais, alem da obrigaçao!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo! Até copiei na minha pasta, para não esquecer. Dizem que cozinhar o ovo em água salgada, faz a casca soltar mais facil. E, insólito, mas real: estenda uma linha de sal em sua porta, para espantar sapos em dia de chuva!

    ResponderExcluir

E aí? O que achou?