Pós-parto? Tire todas as suas dúvidas…



Ainda não passei por isso (Eu disse AINDA! Ahahah), mas sei que esse post ajudará a tirar as dúvidas de muitas mulheres.


Então, lá vai:

Meu bebê nasceu e eu perdi o desejo sexual. Por quê?
É normal. São as alterações hormonais da gravidez, que mexem com seu organismo, até alguns meses depois do nascimento do bebê. É só uma fase. Logo, tudo voltará ao normal.

Depois de quanto tempo após o parto, posso ter relações sexuais?
Geralmente, recomenda-se esperar até 40 dias para retomar a vida sexual, a não ser que tenha ocorrido alguma complicação, como infecções, hemorragia, lesão do períneo, entre outras. Converse com seu médico sobre o assunto.

Que cuidados em relação à saúde devo tomar logo após o parto?
Beba, pelo menos, dois litros de água por dia. Se preferir, reveze com chás e sucos de frutas. É importante para o funcionamento dos rins, do intestino, para hidratar a pele e auxiliar na produção do leite materno.

Que medicamentos devo evitar para não prejudicar a amamentação?
Principalmente antibióticos, antidepressivos, fórmulas de emagrecimento e tratamentos estéticos com enzimas. Só tome remédios com recomendação médica.

Depois do parto, quando devo ir ao ginecologista?
Normalmente, a primeira consulta é feita sete dias após o parto. Os exames de rotina e o preventivo (Papanicolau) podem ser feitos 45 dias depois.

Quais são os métodos anticoncepcionais mais indicados no pós- parto?
As mini-pílulas, implantes, e, após o terceiro mês, as pílulas combinadas. O DIU e os implantes cutâneos podem ser colocados depois de 45 dias. Todos podem ser usados durante o período de amamentação.


A higiene íntima, depois do parto, requer cuidados especiais?
Não, apenas cuidados com a higiene na região do períneo, pois há sangramentos que persistem por até quarenta dias.

Que cuidados devo ter com o corte da cesariana?
Depois de lavar com água e sabonete neutro, mantenha o local seco e descoberto.

Posso voltar a dirigir assim que o bebê nascer?
Não importa se o parto foi normal ou cesariana, é interessante esperar, pelo menos, duas semanas, devido ao processo de cicatrização tanto de um tipo de parto, quanto de outro.

Quando minha menstruação voltará?
Até 45 dias após o parto, pode haver sangramento. Depois, a menstruação descerá naturalmente.

A amamentação é método seguro para impedir uma nova gravidez?
Não. A partir do segundo mês você pode ovular e engravidar novamente, daí a necessidade de usar algum métodp anticoncepcional.

Quero dois filhos, um em seguida do outro. Quanto tempo preciso esperar para engravidar novamente?
O ideal é esperar de seis meses a um ano.


Tenho varizes e receio que elas aumentem. O que posso fazer?
Use meias elásticas, faça massagens, drenagens linfáticas e exercícios para melhorar a circulação.

Que alimentos ricos em ferro devo ingerir depois do parto?
Carnes vermelhas, ovos, principalmente gemas e vísceras (fígado, coração), legumes, vegetais de cores escuras e beterraba. Suco de laranja ou limão, junto com esses alimentos, facilitam a absorção do ferro.


Por que se diz que mulheres que estão amamentando, precisam de muito cálcio?
Porque é a mãe que transmite para o bebê a matéria-prima necessária para o crescimento dele, por isso, ela precisa se reabastecer de cálcio.

Estou amamentando e engordei muito na gravidez. Posso fazer dieta?
Não é aconselhável. A própria amamentação já ajuda muito, pois amamentar gasta calorias. Se sua alimentação for equilibrada, você emagrecerá normal e gradualmente.

Quantas calorias devo ingerir para não comprometer a qualidade da amamentação?
Em torno de 1.800 a 2.000, desde que você não tenha engordado além do esperado durante a gravidez.

Estou amamentando. Devo evitar algum tipo de alimento para o bebê não ter alergia ou cólicas?
Não há comprovação de que alimentos ingeridos pela mãe possam provocar reações no bebê, mas é bom observar como ele reage ao ingerir um alimento novo.

Em quanto tempo meu corpo voltará ao normal?
Depende. Se você, durante a gravidez, engordou até 12 kg, voltará ao seu peso, mais rapidamente. Se ultrapassou, levará mais tempo.

Quando se pode voltar às atividades físicas depois de um parto normal?
Se o médico der o sinal verde, depois de 30 dias. Comece com caminhadas leves e vá, aumentando, gradativamente, os exercícios.

Fiz cesariana. Quanto tempo devo esperar para voltar a fazer exercícios físicos?
Espere 40 dias e faça uma avaliação com seu médico. Tudo depende da cicatrização, mas os exercícios físicos, de uma forma plena, só serão liberados após 60 dias do parto.


Como eliminar as estrias da barriga e dos seios?
Você deve hidratar cada região do seu corpo com óleos a base de uréia, aloe vera e amêndoas.

Meu cabelo está caindo. Por quê?
Porque os hormônios femininos estão muito baixos. Em média, dois meses, após o parto e mesmo que você esteja amamentando, o equilíbrio hormonal volta à normalidade.


Parei de amamentar e ainda não menstruei. Quando volta a menstruação?
Depende do organismo de cada mulher. Pode acontecer entre um mês e um ano, mas, por outro lado, não é raro que algumas mulheres menstruem enquanto amamentam.


Depois que meu filho nasceu, vivo angustiada, insegura, sensível demais e choro sem motivo. O que é isso?
O quadro é típico da depressão pós-parto. Seu corpo passou por transformações profundas e com as mudanças hormonais apresenta algumas dificuldades de se adaptar à nova fase. Deve passar naturalmente, mas o sofrimento que provoca é real e você precisa ser ajudada. Muitas vezes um psicoterapeuta pode dar um auxílio precioso.


O que é puerpério?
Puerpério é o período logo após o parto. É também conhecido como pós-parto ou resguardo. Dura em torno de seis a oito semanas e só termina com o retorno da menstruação.

Devo usar cinta e sutiã assim que o bebê nascer?
O uso diário do sutiã proporciona maior sustentação das mamas e previne a flacidez. Quanto às cintas, o uso é opcional, mas não apresenta contra-indicações, devendo apenas ser evitado o desconforto pelo uso excessivamente apertado.

Após o parto, sentirei alguma dor?
Após o parto, o útero continua a se contrair. Isso é necessário para evitar o sangramento excessivo. Na maioria das vezes, estas contrações são indolores, mas algumas mulheres sentem como se fossem cólicas, que podem ser intensas principalmente durante a amamentação. Se for assim, converse com o seu médico.

Meus seios ficaram extremamente sensíveis. É normal?
Sim. No pós-parto as mamas ficam muito sensíveis, devido às mudanças hormonais para a produção de leite.

É aconselhável o uso de meias elásticas?
Sim, é uma boa medida, pois ajudam a prevenir o inchaço das pernas.



Artigo de www2.uol.com.br/topbaby

Bjks,
Aline

Comentários

  1. Parabéns, muito boa a matéria. Não sou mãe ainda mas pretendo... e me informo bastante sobre tudo que diz respeito a saúde. Faço faculdade de enfermagem "3°ano" e acho necessário passar as informações para as gestantes da UBS( Unidade Básica de Saúde)que faço estágio. Tem muita gestante adolescente sem conhecimento algum.
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  2. Quanto tempo após o parto posso fazer uma cirurgia (mamoplastia ou abdominoplastia)? Tenho uma consulta marcada para a próxima semana na Montenegro Cirurgia Plástica, mas se vocês pudessem me responder, agradeceria. Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí? O que achou?