Read in your language

sábado, 22 de janeiro de 2011

Como lavar bichos de pelúcia

Dicas do  Brinquedos e Brincadeiras

Bicho de pelúcia
Deixar seus bichos de pelúcia limpinhos, limpinhos é mais fácil do que você imagina.

Bichos de pelúcia acumulam ácaros e poeira. Por vezes, caem no chão e juntam sujeira. Isso quando não são jogados de um lado a outro da casa e acabam engordurados e encardidos. Por isso, é importante limpar os bichinhos sempre que necessário. O intervalo entre as lavagens varia de uma família para outra, mas não convém deixar passar mais do que seis meses. Os mais zelosos, porém, podem repetir o procedimento a cada 15 dias. Periodicidade à parte, o mais importante é sempre observar e sentir o estado de higiene do brinquedo para poder melhor avaliar a necessidade de uma limpeza. Veja a seguir o passa a passo para deixá-los limpinhos e cheirosos.



Onde lavar
Essa é uma decisão importante. O ideal é mandar para uma lavanderia especializada nesse tipo serviço, que conte com técnicas e produtos especiais para a higienização, principalmente se o bicho de pelúcia for grande. Porém há quem diga que a lavagem a seco, muito comum nessa área, não deixa o brinquedo totalmente limpo. Para pessoas com esse grau de exigência, é o caso de procurar lavanderias que façam a higienização de modo mais convencional ou então executem em casa o serviço. Aí outra dúvida vem à tona: máquina ou tanque? Os fabricantes costumam torcer o nariz para essas duas opções, alegando que os bichinhos deformam e podem perder coloração, mas não são poucas as mães que fazem isso e nunca tiveram problemas. A vantagem da máquina é que ela centrifuga e ajuda na secagem, evitando o mau cheiro de tecido que não secou direito. Já a lavagem a mão permite que se faça um trabalho mais delicado, principalmente se o ursinho, por exemplo, tiver muitos acessórios costurados ou colados.

Como preparo tudo
É muito importante retirar todos os acessórios do bichinho. Isso vale para roupinhas, fitas, laços, sapatos e demais adereços. O problema é que o material desses itens costuma desbotar e pode manchar a pelúcia do brinquedo. É importante também avaliar a qualidade do bichinho. Se for muito baixa, ele pode não resistir a uma lavagem, além de colocar em risco a saúde do seu filho. Nesse caso, o melhor seria se desfazer do produto.

A lavagem na máquina
Depois de retirar todos os acessórios do bichinho, providencie um daqueles sacos de lavar roupas delicadas. Se não tiver, você pode amarrá-lo em uma fronha mesmo. Além de evitar o atrito com as pás da máquina, impede que partes do produto se percam ou danifiquem a lavadora. Em seguida, coloque o bichinho na máquina e selecione o modo suave de lavagem. Pode aplicar o sabão em pó do dia a dia.

Terminado o trabalho da lavadora, deixe o brinquedo em local arejado à sombra. A secagem ao sol é menos eficiente e deixa o produto com odor de tecido úmido. Atenção: tenha paciência, essa secagem pode demorar dias.

A lavagem a mão
Ao tirar roupinhas e adjacentes, molhe delicadamente o bichinho, sem encharcá-lo. Evite o contato de partes fixas feitas de tecido colorido com a água. Eles podem soltar tinta e manchar a pelúcia. Use um sabão neutro – o de coco é uma boa opção. Coloque-o em uma bacia ou balde com água.

Algumas mães usam escovas delicadas, esponjas ou buchas, mas o ideal é ensaboar o produto com a mão mesmo. Enxágue com delicadeza, evitando molhar o miolo. Retirado o sabão, jamais torça o brinquedo, pois isso pode desfigurá-lo. No máximo, pressione a pelúcia levemente para tirar o excesso de água. Por fim, deixe secar à sombra, de preferência em dias de muito sol.

Atenção à secagem
A secagem é uma etapa essencial da lavagem de bichos de pelúcia. Se o brinquedo ficar úmido, pode atrair fungos e causar problemas de saúde ao seu filho. Além disso, costuma apresentar um cheiro insuportável. Os raios solares são ótimos aliados de bichos de pelúcia, mas apenas quando estão secos no quarto. Nesse caso, sempre que possível, vale a pena deixá-los ao sol. Porém, depois da lavagem, o brinquedo deve ficar à sombra em local arejado. Caso contrário, as chances de ele ficar com odor forte são grandes.

Para eliminar os ácaros
Uma dica pouco ortodoxa para quem quer eliminar totalmente os ácaros do bicho de pelúcia é colocá-los no refrigerador depois da lavagem. Use um saco plástico limpo para embalá-lo – os melhores são os que podem ser fechados a vácuo. Deixe de um dia para o outro. Será o suficiente.

Bichinho de dormir
Muitas crianças adotam bichos de pelúcia como objetos de transição para se sentirem mais seguras na hora de dormir sozinhas. A não ser que estejam realmente muito encardidos, eles não devem ser lavados porque o cheiro é uma referência importante para o bebê.

Bjks fofinhas,
Aline

20 comentários:

  1. Gostei muito das dicas. Parabéns e obrigada.

    Meimei Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as dicas,realmente tirei todas as minhas dúvidas.PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela ajuda tinha sérias duvidas sobre o assunto, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. obg pessoal espero q façam mais postagens sobre outros assuntos envolvendo saude!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica sobre matar os acaros!é uma dica muito interessante...

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post, mas ficou uma dúvida, pode secar na secadora à gás?? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, não sei responder tua pergunta...Vamos ver se alguma leitora que saiba pode vir aqui e nos tirar essa dúvida.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Eu quero lavar um bichinho meu que ficou em uma sacola com muitos outros,por vários anos.Ele ficou meio sujinho,mas eu não sei o que pode acontecer se eu lava-lo,tenho que medo que ele não resista a lavagem.Queria da-lo ao meu primo,que faz um ano hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas se o bichinho parece q nao vai nem aguentar a lavagem como é que vc quer dar ele de presente ?
      bem, de qualquer maneira ... acho q seria interessante ao menos por no congelador pra matar os ácaros pra nao fazer mal pro bebe .

      Excluir
  8. o que acontece se eu secar o bichinho no secador? ele pode ficar com odores? o meu grande problema e que estamos no inverno e nao tenho como secar o bichinho da minha filha no sol... alguem pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. teste num ursinho mais baratinho ou um que ela nao goste ou q ja esteja rasgado.
      confesso q ao ler o seu tambem pensei em usar , mas nao vou usar porque o secador gasta energia demais (~1500 - 2000 watts) e nao tem necessidade de usá-lo , um ventilador seria melhor.

      Excluir
  9. É tudo o que eu precisava saber. Excelentes dicas, muito obrigada. ("separada,rs...)

    ResponderExcluir
  10. Lavá-los e colocar o ventilador na direção deles pra ajudar a secar, pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ventilador nao irá causar problemas , nao teria como ele danificar o ursinho. seria como deixar o ursinho pra secar o estar fazendo um pouco de vento. o beneficio seria que ele secaria mais rapido.

      Excluir
  11. Adorei as dicas,Bjssss e parabéns.

    ResponderExcluir
  12. EStava com muitas dúvidas sobre o assunto e tirei todas agora mesmo. Muito obrigada, a matéria ficou ótima.

    ResponderExcluir
  13. eu só não entende uma coisa e se o urso for a bateria como agente faz para lavar, pois não estragar o lugar da bateria e continuar tocando.Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor seria você tirar aquele aparelinho que faz o barulho do brinquedo. Mas se for daqueles brinquedos que mesmo tirando ainda sobram uns fios no brinquedo, é mais recomendado se desfazer do brinquedo

      Excluir
  14. oiii mto interessante, lavei os meus e coloquei na geladeira
    ps : n lavem os q tem baterias, musiquinhas, minha mãe lavou e n tocou mais ¬¬

    ResponderExcluir

E aí? O que achou?