Read in your language

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Cuidados com suas roupas de couro


O verão tá chegando, calor insano (pelo menos aqui no Rio) e o que fazemos com nossas peças de couro? Guardamos nas profundezas no guarda-roupa! Ehehhe!. Vamos aprender a cuidar para que no inverno, tenhamos  nossas peças lindas de novo?

O couro é um produto natural, nobre, elegante e cheio de particularidades. Os fabricantes de vestuários procuram manter e conservar essas características naturais.

Modo correto de guardar

O couro precisa de ventilação, por isso, não guarde-o em saco plástico. A falta de ventilação pode causar descoloração e mofo. Uma vez ao mês, é recomendável colocar a peça em local arejado e à sombra. Se fica guardada por muito tempo, há possibilidade de surgirem marcas dos cabides nos ombros, porém pode-se utilizar o ferro de passar, a uma temperatura inferior a 80 graus centígrados, colocando-se um pano leve sobre a superfície a ser passada, para retornar ao aspecto normal.

Para retirar manchas

Em caso de manchas leves na superfície do couro, remova-as com um pano úmido e limpo. Jamais use fluido de limpeza, detergentes, óleos ou álcool. Se surgirem sinais de mofo, usar pano úmido de algodão, ou flanela para removê-los. Após, secar à sombra. Quando a peça estiver suja ou com mancha profunda, procure uma lavanderia especializada em couros.

Na hora de vestir

Não misture itens de cor clara com escura. O tom claro pode sofrer alterações. Evite a chuva com este tipo de material. Quando molhado, tende a desenvolver fungos e mofar, caso não seque completamente. Lembre-se, nunca coloque no sol para secar. Evite contato direto com a pele, quando estiver usando artigos de nobuck, napa, arizona ou couros graxos, pois eles tendem a atrair a oleosidade natural da pele e, principalmente, colarinhos, pois pode ocorrer a migração dos corantes do couro para o tecido.


Fonte: CTCCA – Centro Tecnológico do Couro, Calçados e Afins/RS

Bjks,
Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? O que achou?