Congelamento caseiro



Se você tem uma receita especial e quer congelá-la, veja essas importantes dicas:

* Use menos sal. O congelamento acentua esse ingrediente.
* Da mesma forma, modere o uso de temperos: deixe para
retemperar quando aquecer o alimento na hora de servir.
* Se sua receita preferida leva creme de leite, deixe para adicioná-lo na hora de servir.
* Evite cozinhar demais o alimento a ser congelado. Ele passará por novo processo de cozimento quando for aquecido.
* Depois de pronto o preparo, separe em porções e em embalagens próprias para freezer. É importante essa divisão, porque depois de descongelar você tem que utilizar tudo.
* Nunca coloque comida quente no freezer. Resfrie o alimento antes de congelar. Para isso, não perca tempo. Mergulhe parcialmente as embalagens abertas em uma bacia com água fria e pedras de gelo. Os especialistas recomendam fazer esse gelo no próprio freezer.
* Tire todo o ar da embalagem, pressionando o centro da tampa plástica do pote semi-aberto. Quando embrulhar em filme plástico ou colocar em sacos plásticos para freezer, pressione com os dedos para tirar bolhas de ar e feche com fita adesiva.
* Etiquete os alimentos e arrume-os lado a lado na chapa do freezer, por 24 horas. Depois, distribua-os pelas prateleiras ou gavetas. Nunca empilhe as embalagens para congelar. Só depois de congeladas você pode colocá-las umas sobre as outras.

Dicas preciosas, né? As encontrei aqui.

Bjks,
Aline

Comentários

  1. Outra dica também é: quando for congelar algum alimento não colocar cebola, pois está acelera o processo de degradação do alimento!

    ResponderExcluir
  2. químicamente falando a concentração de sal era pra ser a mesma na comida congelada sem uma acentuação do mesmo na comida. Porém oque pode acontecer é quee o sal acaba adentrando nas celulas existentes por osmose, assim deixando um caldo menos salgado e um vegetal ou carne mais salgado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí? O que achou?