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terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alimentos anti-inflamatórios naturais

Alimentos podem ser anti-inflamatórios naturais?

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Medicamentos, hoje em dia, cada vez menos!

jul08_2Os alimentos funcionais vão além da Nutrição. São aliados na batalha contra doenças inflamatórias. A inflamação é considerada uma defesa do organismo às agressões externas e internas, no entanto, através de evidências científicas verificou-se que o excesso de inflamações pode ocasionar doenças, tais como: câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, Alzheimer, alergias , artrite, entre outras. É considerada uma inflamação uma vez que o organismo vem a sofrer um desequilíbrio nutricional e ainda receber as toxinas externas (metais tóxicos, agrotóxicos, medicações, fertilizantes, alérgenos alimentares). Todo esse descompasso é que gera o que chamamos de inflamação do organismo, principalmente dos tecidos.

Neste sentido, entende-se porque as pessoas obesas possuem maior dificuldade na perda de peso, pois possuem maior quantidade de tecido adiposo onde encontra-se a maior concentração desses contaminantes.
Dentre este conceito, verdade é que quanto maior for a ingesta do indivíduo por alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares refinados, pobre em frutas , legumes e integrais maior será a estimulação do processo inflamatório.

O controle da inflamação é feito pelo corpo por vários mecanismos, dentre eles através de hormônios que a intensificam ou a diminuem, a fim de permitir que o processo inflamatório ocorra quando realmente seja necessário, tanto para reparar uma lesão como proteger contra a invasão de uma bactéria, vírus, substâncias químicas e agressões externas, que apresentam sintomas visíveis como rubor, calor, edema e dor, mas que também pode ocorrer internamente sem que seja percebida. Os alimentos têm efeito importante nos níveis dos hormônios, podendo ativar ou inibir a ação inflamatória.

A nutrição funcional, neste contexto, tem a propriedade em afirmar que há alimentos que são antiinflamatórios e que uma dieta rica nesses alimentos pode modular prevenindo e inibindo este processo, fortalecendo o sistema imunológico e o equilíbrio de todas as funções básicas do organismo. Nesta alimentação não está somente a contagem de calorias ingeridas, mas sim no consumo de maior variedade e mais frequente de alimentos funcionais que devem fazer parte do plano alimentar.
Mas que fatores que são considerados para determinar o poder antiinflamatório dos alimentos?
Destacam-se mais de 20 fatores diferentes, dentre eles:
• Quantidade e tipo de gordura;
• Ácidos graxos essenciais;
• Vitaminas, minerais e antioxidantes;
• Índice Glicêmico;
• Compostos antiinflamatórios (complexos bioativos).

Alimentos com maior ação antiinflamatória:
Ácidos graxos ômega-3

peixes de águas frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta),óleo de milho ou girassol, soja, sementes de girassol, gergelim, castanhas, nozes No organismo, estes ácidos são convertidos em substâncias semelhantes aos hormônios, que reduzem inflamações.
Antioxidantes
chá verde, alho, aveia, cebola, crucíferas (brócolis, couve-flor e repolho), semente de linhaça, soja, tomate e uva. Algumas inflamações podem oxidar as células que constituem as paredes dos vasos sanguíneos.” Os alimentos antioxidantes podem ajudar a evitar estas lesões”,

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Valores de Referência do Potencial Antiinflamatório e Inflamatório

IF: Fator Inflamatório

Valores Positivos: Alimentos Antiinflamatórios

Valores Negativos: Alimentos Inflamatórios

Efeito
Inflamatório
(Negativos)
IF
(fator inflamatório)
Efeito
Anti-inflamatório
(Positivos)
Médio
1 – 100
Médio
Alto
101 – 500
Alto
Muito Alto
> 500
Muito Alto



Alimentos Antiinflamatórios
IF
Alho Cru 4939
Acelga 88
Brócolis 56
Cebola 387
Cenoura 193
Leite de soja 10
Goiaba 104
Atum 464
Salmão 601
Lentilha 105
Castanha do Pará 146
Amêndoa 312
Óleo de canola 72
Alho cru 4939











Alimentos Inflamatórios
IF
Arroz branco -360
Batata -70
Cará -108
Manteiga -720
Banana -215
Laranja -65
Carne de porco -133
Nozes -158
Chocolate ao leite -156
Cereais de milho -116
Batata frita - 336
Isotônico - 119
Leite - 45

Fonte : The Inflammation Free – Diet Plan , Monica Reinagel ( 2006)

A ingestão de alimentos com ação antiinflamatória pode ser uma das melhores coisas que se pode fazer por você mesmo.

Bjks,
Aline

2 comentários:

  1. curtii ;D
    parabéns ^^

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  2. Boa noite
    Chamo-me Fernando e tenho a seguinte duvida:
    Na tabela "Alimentos com maior ação antiinflamatória" aparecem as nozes.
    Na tabela "Alimentos Inflamatórios" aparecem também as nozes com valor negativo de - 158 !!!
    Cump

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