Limpe a Casa com Vinagre

Use esse poderoso ingrediente na faxina e livre-se de produtos perigosos.


Incrível como gastamos dinheiro com produtos de limpeza, não é mesmo? Mas saiba que isso pode ser diferente. Basta conhecer as utilidades de um ingrediente simples da cozinha: o vinagre branco. Barato e eficaz, o vinagre que usamos para temperar aquela saladinha é um excelente produto para os mais diversos tipos de limpeza. Sua acidez é ideal para purificar e desinfetar, o que o torna ótimo tanto como alimento, como produto de limpeza.


O Vinagre desengordura, tira cheiro, remove manchas e traz de volta o brilho dos materiais.

Se você ainda não experimetou os benefícios do vinagre em sua casa, relaciono abaixo alguns usos muito interessantes. Para todos os casos, é melhor usar vinagre branco ou de maçã. Este último deixa um cheirinho muito agradável de cidra no ambiente.

Aqui vão algumas dicas de uso do vinagre na limpeza de paredes, armários e até de panelas. Além de ficar livre de produtos tóxicos, você irá eliminar odores, desinfetar e lustrar com facilidade. E por um custo bem menor do que o dos limpadores comuns.

PAREDES: faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais. Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes. Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam.

ARMÁRIOS: para eliminar o odor de mofo, esvazie os compartimentos e deixe pernoitar, dentro do móvel, uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido nesse líquido.

ODORES DE ANIMAIS: para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.

BANHEIRO: remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.

DESINFETANTE:  antes de dormir, despeje um copo de vinagre no vaso sanitário, inclusive próximo ao assento. No dia seguinte a limpeza será muito fácil.

LAVANDERIA: coloque num borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco. Aplique sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina. Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente.

COZINHA: esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente.

GELADEIRA: mesmo se o equipamento for frost-free, ás vezes é preciso limpar a parte interna para remover manchas e gorduras. Para isso, usar vinagre dissolvido em água morna é ótimo, pois limpa e não deixa cheiro ao secar. Se a mancha foi difícil, basta colocar vinagre diretamente sobre ela e deixar agir por algum tempo.

RALO DA PIA: derrame um copo de vinagre no ralo e deixe agir por uma hora (não use a pia durante o período). Depois é só deixar a água correr durante algum tempo para limpar os resíduos. Repita de vez em quando.

MICROONDAS: coloque um copo de vinagre do microondas e deixe funcionar por três minutos. Deixe esfriar por meia hora e retire o copo. Agora é só passar um pano dentro do equipamento para remover as sujeiras mais difíceis.

LENTES DE ÓCULOS: assim como limpa vidros e outras superfícies, o vinagre é ótimo para limpas as lentes dos óculos. Deixe as lentes mergulhadas em vinagre por algum tempo e depois seque.

ELIMINAR CHEIROS DESAGRADÁVEIS: para remover odores desagradáveis em cômodos coloque uma ou mais bacias de vinagre no ambiente. O odor no ambiente estará melhor em poucas horas.


fonte: Revista Ana Maria e Site Mais com Menos

Comentários

  1. Ótima dica! Principalmente para quem tem alergia a produtos de limpeza, né? Bjks

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!!! Vou por em prática nesse findi que será "faxinão" aqui em casa. Beijos

    ResponderExcluir
  3. AMEI AS DICAS DO VINAGRE...
    COM CERTEZA VOU PRECISAR E MUITO DESTAS DICAS
    PRECIOSAS...
    E ESPERO VER OUTRAS DICAS AQUI...
    VALEU....MESTRAS...

    ResponderExcluir
  4. E não fica cheiro de vinagre nas coisas ?
    Sera que da para misturar o vinagre com algum cheirinho... ?

    Bjinhus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí? O que achou?