Cafezinho Gostoso


Ah...Café!

Quem não gosta de um cafezinho quentinho?
Quem?
Meu marido e eu!
Bem, não é que não gostemos... Só não somos muitos fãs.
Apesar de ter sido criada numa casa onde todo mundo tomava café puro, principalmente mamãe e papai, eu não me tornei uma grande apreciadora.
Café aqui em casa só pra misturar com (muito) leite no desjejum!
Pó de café é um negócio que duuuura por aqui! Não tenho cafeteira elétrica. Aliás, nem uma garrafa térmica eu tenho. Ehehehe!
Quando casei, não sabia preparar um cafezinho direito... Era muito pó, ou pouco pó.
8 ou 80! Ahahah! O café ficava super forte, ou super fraco. Mas, como só misturávamos ao leite isso não era muito grave.
O problema era quando meus pais vinham nos visitar. Até hoje, minha mãe torce o bico quando chega aqui e o café que tem é de de manhã cedo. Ahahah!
Bom, mas a boa notícia é que finalmente acertei a mão no preparo do pretinho cheiroso... Ahahah... porque é cheiroso né gente? Cheirinho bom o de café sendo preparado...

Vou deixar algumas dicas básicas de preparo e outros truquezinhos envolvendo café, retiradas do livro Sebastiana Quebra Galho. Espero que gostem e aproveitem.


CONSERVAÇÃO — Para conservar melhor o aroma e o sabor do café junte um pouco de açúcar ao pó fresco antes de guardá-lo no seu recipiente adequado.

Grãos ou pó se conservarão frescos por muito mais tempo, além de conservarem seu aroma natural, se estiverem guardados bem protegidos da umidade e em recipientes bem fechados, na geladeira ou no congelador.

O GOSTOSO CAFEZINHO — Seu café ficará com o cheirinho gostoso dos de um bar ou botequim (cujo aroma atrai até quem está do outro lado da rua), se for adicionada ao pó 1 colher de sopa de chocolate em pó para cada quilo. Ou então basta acrescentar uns grãozinhos de sal à água da infusão.

Não requente o café levando o bule diretamente à chama do fogo, mas se o fizer, e acontecer de ele ferver, retire então do fogo e deixe cair imediatamente dentro do bule algumas gotas de água fria. Isto ajudará a manter o paladar do café fresco.

Na hora de tomar seu cafezinho, experimente substituir a colher que vai mexê-lo por um pau de canela. Vai ver, que sabor! Mas, para que adquira esse sabor, é preciso que o café esteja "pelando", para puxar bem o gosto da canela.

COANDO O CAFÉ — Se você ainda mantém o autêntico, antigo e gostoso hábito de coar o café em coador de pano, não basta apenas enxaguá-lo para guardar; mantenha-o sempre limpo, lavando-o, ou melhor, coando-o com sal. Coloque o sal dentro do coador e despeje água em seguida. Depois enxágüe muito bem, que ele ficará como novo.

Mas se você faz o café em cafeteira automática, naturalmente já percebeu que muitas vezes ele demora a descer. Enrole, então, uma toalha úmida de cozinha na parte de baixo do aparelho, que ele descerá bem mais rápido.

BORRA DE CAFÉ — E ótima para esfregar em sua pia branca, depois do serviço terminado.
Reserve um pouco dela para lavar e clarear o chão da cozinha.

Terminada a faxina, esfregue um pouco desse pó usado em suas mãos; ficarão claras e macias.
É ótima também para lavar galheteiros e vidros de azeite. Agitar com um pouco de água, enxaguar e deixar secar bem.

Se as formiguinhas tomarem conta do seu armário, um pouco da borra colocada dentro dele fará com que elas desapareçam.

É um bom adubo para se colocar nas plantas. Sem contar que um algodão molhado em café frio e esfregado nas folhas de suas plantas (antúrios, begônias etc.) deixa-as de um verde viçoso e brilhante.

CAFÉ CAPPUCCINO — Se preferir tomar em casa seu café cappucino, então prepare-o da seguinte maneira:

1 lata (pequena) de leite em pó instantâneo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó instantâneo
1 lata (100 g) de café solúvel
A mesma medida de açúcar
Peneire tudo 3 vezes e guarde em vidro bem fechado. Na hora de servir, tire a quantidade de pó desejado e acrescente então água fervida bem quente.

E pra finalizar:

Uma xícara de pó de café fresco, colocada dentro da geladeira, elimina qualquer odor.
Um pouquinho desse pó, colocado dentro do armário da cozinha, vai impedir que as formiguinhas se banqueteiem com os petiscos que estão guardados.


Você tem mais alguma dica, sugestão, segredinho ou receita envolvendo café? Divida conosco no espaço para comentários.


Bjks


Aline

Comentários

  1. Blog rosa aqui pode rs.
    Beijinhos
    valeu as dicas.
    Mas minha mãe faz café , com filtro de pano kkkkkkkkkkk.
    Mas ela tem cafeiteira eletrica, e que quebrou o vidro dela :(
    Beijos
    Ass: Lú

    ResponderExcluir
  2. Taí uma coisa que não sei fazer e não for na cafeteira, sei lá, parece q fiquei acostumada com a medida da jarrinha dela... mas aqui em casa é como na sua, café só pras visitas, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí? O que achou?